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Newsletter Engagement Ideas • Verão 2010 • Volume 8 Assunto 2 Tópico do mês: Apresentações Eficazes

Presentation Effectiveness
 
Fazer uma apresentação com eficácia pode ser uma competência profissional crucial. Em algum ponto da sua carreira, será solicitado a realizar uma apresentação para um grupo de pessoas. É sua obrigação garantir que está à altura do desafio. Um indivíduo capaz de fazer apresentações com confiança e eficácia diferencia-se imediatamente dos restantes. Quer seja um profissional ou um novato em falar em público, este artigo da Newsletter Engagement Ideas irá dar-lhe dicas práticas para melhorar a sua apresentação e capacidade de comunicação. 
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Livrar-se do Estresse de Falar em Público

Muitas pessoas têm medo de falar na presença de um grupo. Outras conseguem fazê-lo, mas experienciam uma certa quantidade de medo e ansiedade. Falar na presença de grupos não tem de que ser uma experiência estressante ou angustiante; em vez disso, a experiência pode ajudá-lo a destacar-se e a fazer-se ouvir. Seguem algumas dicas que irão ajudá-lo a lutar contra a ansiedade e a realizar uma apresentação eficaz:

  • Prepare, Prepare, Prepare. Se tem um domínio completo do seu material, tem certamente uma vantagem na sua apresentação. Não tente decorar o material, apenas precisa de estar familiarizado com ele.
  • Começe com Confiança. A sua abertura dá o seu público uma primeira impressão da apresentação. Certifique-se que não deixa nada ao acaso. A introdução irá marcar o tom da sua apresentação.
  • Concentre-se em Alguns Pontos-Chave. Conheça os principais pontos que quer abordar. Isso irá ajudá-lo a aliviar a sua preocupação e aumentar a sua confiança. Deverá também usar recursos electrónicos visuais, anotações, ou técnicas de memória para definir os seus conceitos principais.
  • Apoie as suas Ideias com Evidências. É sempre importante fornecer evidências para apoiar os seus pontos principais. As explanações irão ajudar o público a compreender as suas ideias e dão-lhe uma oportunidade para as explicar mais profundadamente.
  • Conclua com um Chamado à Ação. Esta será a última impressão com que o público fica de você e da sua apresentação. É importante garantir que a conclusão reflita o propósito da apresentação. A sua conclusão deve resumir os conteúdos e fornecer ao público uma direção clara.
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P&R: Como Pensar Sob Pressão

Já assistiu a uma coletiva de imprensa de alta pressão, quando os jornalistas fazem perguntas difíceis e recebem respostas difíceis? Tais situações de alta pressão são incomuns, mas é provável que em algum momento você seja requisitado a participar numa sessão de perguntas e respostas. Seguem algumas formas de se preparar para a sua próxima sessão de perguntas e respostas.

  • Esteja mentalmente preparado – Evite pensamentos negativos como “Espero que não me perguntem algo deste tipo". Substitua a dúvida e o medo por uma antecipação positiva de uma oportunidade de criar um impacto positivo e uma boa impressão.
  • Conheça o seu material - Estar preparado para falar sobre o seu tema irá ajudá-lo a sentir-se confortável na apresentação.
  • Dê um exemplo de imediato - Isso ajudará a manter suas respostas fluindo livremente. As experiências pessoais são fáceis de contar, mesmo em situações de improviso. Usar um exemplo irá permitir-lhe entrar na onda da apresentação irá ajudá-lo a eliminar o nervosismo. Além disso, também o irá ajudar a captar de imediato a atenção do seu ouvinte.
  • Falar com entusiasmo e convicção - Quando fala com força e energia a sua ativação externa terá um efeito benéfico nos seus raciocínios mentais. Uma vez que seu corpo está ativo, a sua mente irá funcionar a um ritmo rápido.
  • Mantenha-se no tópico - Se o foco se desloca fora do tópico, certifique-se que retoma aos pontos principais do tema.
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Comunicação Bidirecional: Feedback

Sempre que uma pessoa fala ou age, é uma oportunidade para dar feedback. Mostramos que estamos atentos e que as contribuições do comunicador são importantes ao fornecermos feedback. O objetivo final do feedback é fortalecer o crescimento em direção aos objetivos. Quer seja em resposta a um pedido ou num contexto de um processo de coaching ou ensino de competências a um colaborador, o feedback é importante para gerar os resultados que precisamos para sermos bem sucedidos no trabalho. Isto pode ser alcançado através de um feedback genuinamente construtivo ou encorajador para o destinatário.

  • Reconheça uma capacidade - Identifique um aspecto positivo que vê num colaborador. De seguida, deixe que o funcionário saiba a razão desse aspecto ser importante e relevante. Isso irá incentivar seus funcionários e irá reafirmar-lhes que estão fazendo um progresso real em relação aos seus objetivos.
  • Mantenha-o breve - Tente fornecer o seu feedback em 10 a 20 segundos ou menos. Ao mantê-lo curto e conciso permitirá que sua mensagem seja mais poderosa. Terá toda a atenção do seu ouvinte durante esse tempo.
  • Centre-se na pessoa e não em si mesmo - Lembre-se, você está tentando fomentar a autoconfiança do seu colaborador. É importante apontar a luz à pessoa a quem se dirige e não a si mesmo.
  • Fazer com que o grupo responder - Sempre que possível, proporcione oportunidades para um grupo incentivar os seus membros. Escutar um par irá ajudar a impulsionar a auto-confiança do colaborador.
  • Assegure que a resposta está centrada na pessoa - Tente não repetir o que a pessoa disse ou fez. Em contraste, quer realçar um ponto positivo ou qualidade e relacioná-los com o contexto real da pessoa.
 

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