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Newsletter Engagement Ideas • Verão 2010 • Volume 8 Assunto 1 Tópico do mês: Comprometimento da Equipe

Team Member Engagement
 
O trabalho em equipe é um fator importante para sucesso no trabalho. Mesmo trabalhando numa empresa em nome singular, terá que trabalhar com clientes e fornecedores. A capacidade de trabalhar em grupo de forma eficaz é um fator fundamental para o seu sucesso e para o sucesso da sua organização. Os artigos desta edição da nossa Newsletter Engagement Ideas tratam questões relacionadas com os elementos de uma equipe de trabalho e com o espírito de equipe.
 
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Quebrando Buracos Organizacionais Entre Equipes de Diferentes Departamentos

O trabalho em equipe e a comunicação tornam-se vitais no acelerado mundo dos negócios atual. É mais importante do que nunca ter toda a sua organização alinhada com a visão e os objetivos de sua organização. Uma forma de fomentar a comunicação e a orientação empresarial é a criação de equipes interdisciplinares ou interdepartamentais. Estas equipes podem ajudar a estabelecer uma comunicação aberta, que dará à sua organização agilidade e rapidez na resposta a um mercado em rápida mudança. Seguem algumas maneiras de construir e consolidar uma equipe interdepartamental.

  1. Mantenha-se ocupado
Às vezes há tanta coisa envolvida num projeto em equipe que não sabemos por onde começar. É melhor mergulhar de cabeça e começar a fazer algo do que esperar e adiar. Outros membros da equipe apreciam os colegas que se ocupam e que potenciam os esforços da equipe.
 
  1. Coopere com o inevitável
Todas as pessoas já tiveram a oportunidade de trabalhar com um membro da equipe que reage exageradamente a qualquer as crises, independentemente da sua dimensão. Além de isso ser prejudicial para a equipe, não leva a nada. Cada organização tem inerentes desafios inevitáveis, como atrasos na produção, mudanças climáticas, ciclos de vendas, envios e recepções de falhas, desafios do pessoal, entre outros. Lide com isso.
 
  1. Tente tirar proveitos das suas derrotas
Cada desafio de equipe oferece uma oportunidade para criar melhores competências organizacionais, processos ou relações. Quando vemos os contratempos como oportunidades para melhorar e crescer, as nossas atitudes e a nossa probabilidade de sucesso melhoram dramaticamente.
 
  1. Faça o melhor que você pode
Quando os esforços em equipe não resultam como o planejado, vem o estresse e a preocupação. É ainda pior quando sabemos que podíamos ter-nos esforçado mais e conseguir melhores resultados. Ao aplicarmos este princípio, garantimos que seremos sempre capazes de assumir um sentimento de orgulho no nosso trabalho.
 
  1. Limpar o espaço de trabalho
Um local de trabalho limpo liberta a nossa mente, em contraste com um espaço de trabalho desordenado e desorganizado, que nos confunde e nos atrasa. A maioria das pessoas tem áreas de trabalho comum que partilha com outros. Ao mantermos os espaços organizados e limpos estamos a ajudar toda a equipe ao mantermos os espaços organizados e limpos, incluindo a nós mesmos.
 
  1. Priorize
Fazer parte de uma equipe de trabalho significa estar muitas vezes obrigado à mudança de prioridades. Um dos nossos desafios mais importantes é resolver essas prioridades e agir o mais rápido possível. Isso pode significar ter que negociar prioridades conflituosas no seio da equipe. Os outros membros da equipe respeitam e entendem a mudança de prioridades quando lhes explicamos com cuidado e honestidade.
 
  1. Resolva os problemas no momento e no local
A procrastinação mina o trabalho em equipe. Enquanto elementos da equipe, sentimo-nos ansiosos e nervosos quando as responsabilidades se acumulam. Os outros membros da equipe apreciam em nós a capacidade de fazer as coisas e de seguir em frente.
 
  1. Entusiasme-se com o seu trabalho
Todos nós já trabalhámos com um membro de equipe cuja falta de energia e entusiasmo afeta todo e resto. Apesar das dificuldades, obstáculos e frustrações, é nossa responsabilidade enquanto profissionais em equipe manter o nosso nível de entusiasmo e dos demais e assumir as nossas responsabilidades com uma atitude otimista.
 
  1. Espere ingratidão
No atual ambiente de trabalho profissional, todos os elementos da equipe deverão esforçar-se para fazer o seu melhor. Não é necessário termos alguém que nos diga que estamos fazendo um bom trabalho. De fato, muitas pessoas podem não conseguir perceber o quanto trabalhamos em função dos objetivos da equipe. Esperar elogios pode tornar-se um exercício frustrante. Quando não esperamos a gratidão, ela irá significar ainda mais quando a conseguimos.
  1. Não se preocupe com ninharias
Um dos segredos para se ser um membro da equipe eficaz é ter a capacidade de manter as coisas em perspectiva. Raramente há tempo suficiente para nos envolvermos demasiado com questões insignificantes. Enquanto membros de uma equipe, podemos distinguir as questões prioritárias daquelas sem importância e evitar o desperdício de tempo.

 

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Construindo Entusiasmo e Definindo Compromissos Com a Sua Equipe

Promover o entusiasmo pessoal e interpessoal é um dos ingredientes-chave do processo da equipe e é uma questão essencial para estabelecer a nossa equipe.

Começar de forma rápida e manter o entusiasmo ao longo do tempo vai permitir-lhe colher depois resultados para a organização. Uma equipe que funcione bem é capaz de fazer isso mesmo quando não há bloqueios e obstáculos no caminho.

Muitas vezes, determinados indivíduos numa equipe desenvolvem a crença de que a equipe é capaz de alcançar os objetivos independentemente dos obstáculos. O planejamento de imprevistos pode dar às pessoas a coragem de avançar e assumir riscos.

A criação e o lançamento de equipes não é algo que possa ser feito casualmente. A pesquisa sobre tripulações em companhias aéreas mostra que a o funcionamento da equipe é a causa da maioria dos acidentes de avião, e não os problemas mecânicos. Isto acontece especialmente quando a equipe é ainda recente.

Há pontos críticos na evolução de uma equipe quando a responsabilidade pode levar a ou impedir um bom resultado. Nos primeiros estádios da equipe, decidir e implementar diferentes métodos de responsabilidade pode fazer com que o projeto ou o plano pareça novo e interessante.

As ideias para a responsabilidade incluem:

  • Reuniões de equipe
  • Parceiros de tarefas
  • Prazos
  • Planos de projeto
  • Controle de fichas
  • Reuniões virtuais
  • Copiando a equipe em todas as comunicações
  • Sessões de treinamento
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Gerenciando ao Longo das Gerações

Faz-se muita coisa na gestão ao longo das gerações. Um dos tópicos mais importantes nesta gestão nos dias de hoje é "Como Gerenciar a Geração Y." Ainda que cada geração tenha as suas características específicas, há uma série de técnicas de gestão universais que podem ser aplicadas aos trabalhadores de qualquer geração.

  • Um relacionamento positivo com o nosso gestor
    A organização Human Resource Development documenta que num estudo recente da Gallup com 400 empresas envolvidas, a relação do trabalhador com seu superior hierárquico direto é mais responsável pela manutenção do profissional do que o salário ou os benefícios do trabalho. Uma liderança justa e inspiradora, incluindo coaching e acompanhamento, mantém os empregados. Outro estudo da Gallup revelou que um indicador-chave da satisfação e produtividade do funcionário é a sua crença de que o chefe se preocupa com ele e é digno de confiança.
  • O reconhecimento e a valorização
    Algumas pessoas são mais atraídas por outras formas de incentivos do que por dinheiro. Num estudo realizado pela Employee Retention Headquarters, a valorização e a integração são referidos com mais frequência do que o dinheiro, o que mantém os funcionários felizes. Eles precisam ser convencidos, verbal e não-verbalmente, que a Gestão respeita as suas funções e que são importantes para o sucesso da organização. Eles gostam de celebrar marcos e vitórias, publicamente e no privado, verbalmente e por escrito, com prontidão e sinceridade.
  • Um trabalho estimulante e gratificante
    Na Newsletter ASTD de Outubro de 2003, o "Relatório do Estado da Carreira" de Blessing White sugere que para a maioria dos trabalhadores de hoje, um trabalho estimulante e importante é mais relevante do que o salário e as promoções. É difícil dar um preço ao entusiasmo e à emoção de um emprego. As pessoas que promovem o envolvimento dos funcionários e os incluem desde o início dos projetos conseguem mais ideias criativas e fomentam um empenho e orgulho superiores do funcionário no resultado. Ao permitir que os funcionários participem ativamente na tomada de decisões num amplo espectro de questões, promove-se a criação de um ambiente que lhes agrada e no qual querem permanecer.
  • Um plano de carreira transparente e oportunidades de crescimento
    Ao proporcionar oportunidades de crescimento pessoal profissional, os colaboradores têm menos tendência a procurar noutro lado. Proporcionar oportunidades de treinamento, no que respeita ao desenvolvimento de competências novas e à progressão na carreira, é uma indicação de que um gestor está disposto a investir nesse colaborador. Este é o segredo para a manutenção dos colaboradores. Encorajar os empregados a aderir a organizações de profissionais pagando a taxa de adesão e dar aos empregados tempo para descansarem e as ajudas de custo necessárias para os almoços e as conferências motiva os funcionários. As organizações que têm uma elevada taxa de retenção de funcionários têm a reputação de fazerem contratações de dentro para fora. Um percurso de carreira acordado em conjunto (não necessariamente "para cima" na hierarquia) permite ganhar o comprometimento dos colaboradores e seu envolvimento com os objetivos organizacionais.
  • Gestores que respeitam uma vida equilibrada
    Organizações que promovem uma vida equilibrada têm maior retenção de funcionários do que aqueles que acreditam que o empregado deve comer, respirar, dormir trabalho. Reconhecer e respeitar a importância da família e da vida pessoal evita o burnout profissional e promove a lealdade. Segundo a organização Human Resource Development, os empregadores precisam estar conscientes de questões da qualidade de vida no trabalho. Devem estar dispostos a oferecer horários flexíveis e sensíveis a carreiras duplas, e dos desafios no cuidado de crianças e de idosos.
  • Remuneração e benefícios competitivos
    O dinheiro é importante, mas é menos importante do que você imagina. Os colaboradores esperam ser remunerados de forma justa e competitiva. Sentem-se no direito a terem benefícios de seguros de saúde e planos de reforma. Numa pesquisa com empresas de alimentos, 92% dos participantes indicaram que um aumento salarial de $ 10.000 anuais não os levaria a mudar de emprego se tiverem coaching de desenvolvimento pessoal e profissional.
 

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